sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Milionário ?


Como Ser Milionário Sem Fazer Força

É muito fácil ficar milionário. Basta para isso: dormir e acordar só pensando em dinheiro. Não abrir mão de qualquer possibilidade de ganhar dinheiro, mesmo que o contrário lhe dê imenso prazer. Ser frio e racional na hora de dar ou emprestar ao seu melhor amigo, parente, até irmão, cobrando os juros e as taxas exatas, embora seu coração lhe diga que desta vez você devia ser generoso.

Não ter qualquer escrúpulo, em qualquer ocasião. Pensar sempre que partido você pode tirar de uma situação desastrosa em que se encontram os seus companheiros de negócio. Não temer castigo de Deus, a opinião da sociedade, a perseguição da polícia. Pensar que um lucro grande é melhor do que um lucro pequeno, mas que um lucro pequeno, repetido muitas vezes, pode ser tão bom quanto um lucro grande.

Se, em suma, você tiver a gentileza exata para empregar no momento em que é necessário ser um cavalheiro, e a audácia e a grosseria precisas nos momentos em que a canalhice e a violência forem os melhores caminhos, se você não tiver nenhum problema de consciência, nenhuma dívida moral, nenhuma ambição de cultura, nenhum interesse por saber se os outros o acham bom e decente ou pérfido e sórdido, se, realmente, o seu único objetivo na vida é ficar milionário, então pra que é que eu estou escrevendo isto? É claro que você já é milionário.

Millôr Fernandes
Veja/1972

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro saber tua opinião!
Obrigada por participar.