domingo, 31 de outubro de 2010

A Mercedes é demais - Ana mello


Para quem não leu minha crônica sobre a gata da vizinha,
eu explico que a Mercedes é a gata da minha vizinha.
Em uma viagem da dona eu tomei conta dela e ficamos muito amigas.
Mercedes sabe meus horários e muitas vezes ela pede para me visitar cedo,
antes da minha saída para o trabalho e me espera pontualmente,
no final da tarde.

Digo que ela simplesmente me ama e conquistou a todos lá em casa
porque sabe dividir o carinho, parecer simpática, brincar quando solicitada
e faz carinhas meigas quando quer alguma coisa. Além disso,
só fez xixi no vaso de plantas umas poucas vezes, geralmente pede para sair
quando esta necessitando usar seu banheiro particular, nos fundos do prédio
onde tem terra, árvore e uns verdinhos. Alguns dias ela fica com o maior
sono e não quer ir embora à hora combinada, não resisto e vou dormir
e as 4h da manhã ela caminha na minha cabeça pedindo para descer,
pois moramos no terceiro andar. Já expliquei que isso não é muito legal,
pois tenho que circular de pijama pelo prédio ou trocar toda a roupa
e depois recolocar meu pijama. Não adiantou muito, mas essa semana
fui radical, na quinta-feira estava com uma danada de uma dor no pé
e despachei a Mercedes depois do jantar.

Na manhã de sexta acordamos no horário de sempre e após o café
cada um seguiu fazendo sua higiene e preparando suas coisas.
Da cozinha escutei uns miados e fiquei procurando localizar
de onde vinham. Não acreditei quando descobri e chamei meu marido
e filho para testemunharem o fato. Temos um enorme jacarandá na divisa
do prédio em que moramos com o prédio ao lado, os galhos chegam
próximos a janela do quarto do meu filho e num destes galhos
que a Mercedes estava com seus olhos azuis arregalados.
Miando e olhando para dentro de casa. Levei um susto e nem pensei
em fotografar.

Falei – desce daí guria. Prontamente ela desceu e foi me esperar
na porta do prédio.

Entrou correndo, chegando em casa não parava de se exibir.
Corria, pegava a bolinha de papel, os bichinhos de pelúcia, rolava,
passava nas nossas pernas fazendo carinho e miando. Que gata safada.

Não sei explicar e nem acho que deva, bichos são muito legais.
O Luiz Paulo me disse que eles escolhem a gente, isso é verdade
e aconteceu também com o Charles, o gato do meu trabalho
que adora dormir na nossa impressora. Não sou eu que atraio felinos,
embora eu confesse que sei escolher a comida certa, fazer carinho.
Muita gente gosta de gatos até os poetas gostam, ainda mais quando eles
são como a Mercedes, uma gata que é demais!

Leia mais em

Um comentário:

  1. Silvia, os animais nos ensinam o que é amizade...
    Um abraço desejando uma boa semana!

    ResponderExcluir

Adoro saber tua opinião!
Obrigada por participar.