sexta-feira, 2 de abril de 2010

Nomes


AARÃO: é um nome que, em hebraico, significa "luz brilhante" ou "alta montanha"; em árabe, quer dizer "mensageiro". É um personagem da Bíblia: você já leu sobre Aarão, sabe o que ele fez?

ABEL: nome que, em hebraico, significa "respiração", "alento". A Bíblia conta que Abel era filho de Adão e Eva, os primeiros seres humanos criados por Deus, e que ele matou o irmão, Caim. Abel foi um nome bastante comum na Idade Média.

ABELARDO: nome que, em alemão antigo, significa "resoluto", "decidido". Há uma história muito bonita de amor entre Abelardo, um monge do século XII, e uma moça chamada Heloísa. O romance de Abelardo e Heloísa é quase tão famoso quanto a história de Romeu e Julieta, de William Shakespeare.

ABIGAIL: em hebraico, este nome significa "alegria de um pai".

ABRAÃO: nome que quer dizer "pai de muitos filhos", em hebraico. É quase uma garantia que a criança será sábia quando crescer. Ibrahim e Bram são nomes que derivam de Abraão. E duas personalidades famosas com esse nome são Abraão Lincoln, presidente dos Estados Unidos, e Bram Stoker (lembra do Conde Drácula??).

ADA: um nome que, em hebraico, que quer dizer "enfeitada"; em latim, Ada quer dizer "de nascimento nobre".

ADÃO: em hebraico, significa "terra". É o nome do primeiro homem criado por Deus, segundo conta a Bíblia.

ADELAIDE: é uma variação francesa de um nome alemão que significa "de nobre estirpe".

ADELINE: o mesmo que Aline (veja esse nome).

ADOLFO: é um nome alemão, quer dizer "lobo nobre". Foi um nome muito usado depois da II Guerra Mundial (claro, por causa de Adolf Hitler, o ditador).

ADRIANO: em grego, significa "rico" e, em latim, "pessoa escura". Foi um nome muito utilizado por papas da Igreja Católica.

ÁGATA: quer dizer "boa", em grego. Ágata foi, também, uma santa do século III. E uma das Ágatas mais famosas foi a inglesa Agatha Christie, que escreveu misteriosíssimas histórias de assassinatos, até hojes lidas no mundo todo.

AGNES: quer dizer "cordeiro" em latim. Foi uma santa muito popular no século III.

AIDA: nome que, em inglês antigo, significa "cheia de alegria". Uma grande ópera do músico Verdi tem esse nome. Uma Aida famosa foi uma princesa da Etiópia que ficou presa no Egito. Você sabe onde fica a Etiópia? Aproveite para olhar no mapa. Uma dica: fica na África...

ALAN: nome gaélico, que quer dizer "belo". Seu feminino é "Alana". Você sabe que língua é essa, a gaélica? É a língua herdada dos celtas, povo de guerreiros e bruxos que habitou toda a Europa há vários séculos. O gaélico ainda é falado hoje em dia na Irlanda e no País de Gales, na Grã-Bretanha.

ALBANO: nome latino que significa "branco", de onde se originou a palavra "albino" (pergunte ao seu pai o que é uma pessoa albina).

ALBERTO: nome alemão que quer dizer "nobre" e "brilhante". Há muitos Albertos e Albertas famosos, e vários reis com esse nome. O marido da Rainha Vitória, da Inglaterra, era o príncipe Albert. E Albert Einstein era o nome de um dos maiores físicos da história do mundo.

ALEXANDRE: em grego, quer dizer "protetor da humanidade". É também um nome muito popular, e bastante utilizado por reis e rainhas. Alexandre, o Grande, a imperatriz Alexandra, da Rússia, e Alexander Graham Bell (que inventou o telefone) são exemplos famosos de pessoas com este nome. Sandro, Sandra e
Sacha são variações de Alessandro, ou Alexandre.


Fonte: http://www.mingaudigital.com.br/article.php3?id_article=521

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro saber tua opinião!
Obrigada por participar.